Trava-línguas e raciocínio lógico com o livro O Noivo da Ratinha, de Lúcia Hiratsuka

           Essas palavras vão fixar na mente de qualquer pessoa! Trabalhar com trava-línguas é muito bom, e esse é um dos diferenciais dessa sequência didática que, a partir do livro O Noivo da Ratinha, de Lúcia Hiratsuka, iremos resolver atividades que envolvem a solução de problemas cotidianos, desenvolvendo o raciocínio lógico das crianças.



Nessa sequência didática iniciaremos a vídeo-aula com um trava-línguas, eu não havia encontrado um específico, mas adaptei um popular para o tema do dia e ficou muito bom!

Trava-linguas

Tinha tanta ratinha tantã
Tinha tanta ratinha antiga
Tinha tanta ratinha que era tia
Tinha tanta tia que era anta!

O que é ficar pra titia?! Quem conhece essa expressão?! Eu gosto dessa dinâmica de almanaque em que unimos diversos saberes populares e incentivar as crianças a buscar o significado dessa expressão irá envolver a família, aguçando a curiosidade pelo tema. Na história escolhida para essa sequência didática tem uma ratinha que não quer ficar para titia e juntos iremos acompanhar o desenrolar dessa novela! Encerraremos a sequência com atividades na apostila, com problemas cotidianos utilizando raciocínio lógico para que as crianças possam solucioná-los, todos sob o mesmo tema da personagem principal da história, a nossa já amada ratinha, pois conhecemos a história de uma ratinha que queria se casar com o parceiro mais poderoso do mundo, e a maneira como a autora desenvolve a história nos faz envolver e se encantar, torcendo por ela e ajudando-a nessa saga, pois até a história parece um trava-línguas! Com essa sequência, espera-se que as crianças conheçam um jogo tradicional de palavras que é o trava-línguas e consigam solucionar problemas cotidianos que envolvem o raciocínio lógico.

             Abaixo segue o vídeo, também disponível no meu canal do YouTube, Pofessora Marina Vieira de Oliveira e as atividades que desenvolvi, que podem ser adaptadas para a realidade de cada turma. Recomendo para crianças de três e quatro anos.




Comentários

Postagens mais visitadas