Didática do cotidiano

                            Borboletário Matemático


Todas as aulas de matemática são especiais! As crianças terão contato com os números de maneira que fixe e destrua o monstro que as pessoas de forma geral criam da matemática. Nessa aula especificamente, trabalhamos uma das relações mais complexas que a criança constrói na infância: a relação entre número e quantidade. A ideia é construir um Borboletário Matemático, feito de materiais simples (papelão, tinta guache, cartolina, entre outros) pelos alunos com o auxílio da professora.


Durante a atividade, as crianças se divertiram com a possibilidade de usar a criatividade em uma pintura livre. Chamamos atenção no resultado da pintura quanto as cores na simetria das asas. Observamos que apenas uma das crianças pintou quase que totalmente as duas asas iguais, sendo que nessa idade de 4 ou 5 anos, não se espera essa percepção. Montamos um quadro em que as crianças fizeram a correspondência entre número e quantidade, pregando em cada número exposto a quantidade exata de borboletas, sempre fazendo com eles a contagem das borboletas com o número que deveria ser preenchido.

A atividade foi dividida em duas partes que duraram cerca de 30 minutos cada, pois a pretensão era que se tornasse algo dinâmico e contínuo, levando em consideração que a aula dura 50 minutos. A primeira parte foi dedicada a confecção das borboletas  e outro dia para a montagem do borboletário. Esse tempo, mesmo necessário (para secagem e recorte das borboletas) fez com que aguçasse a curiosidade dos alunos para conclusão da atividade. Ao terminarmos o borboletário eles vislumbraram o lindo painel, mostrando-se satisfeitos com a tarefa cumprida.


Para explorar a matemática no cotidiano podemos usar tudo o que está ao nosso alcance, mesclando diversos recursos, não priorizando um determinado método, como repetição escrita, manipulação de objetos e repetição oral, as diferentes metodologias de ensino favorecem as inteligências múltiplas e as maneiras individuais de aprendizagem de cada aluno. Então considero que quanto mais recursos utilizarmos em cada conteúdo, mais oportunidades de aprendizagem a criança terá.

Professora Marina Vieira
Sugestão de leitura para complementar a atividade:
Borboletinha, de Andréia Moroni e ilustrações de Daniela Galanti
O livro poderá ser lido como abertura da construção do borboletário ou para finalizar a atividade.

OBS.: Não solicitei autorização dos pais para divulgação das imagens, portanto resguardaremos a identidade das crianças.

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