A vontade que nós temos de não parar de brincar

Um livro para explorar movimentos e brincadeiras com as crianças

Começar a aula com a leitura de um livro tem se tornado rotina. É até estranho quando a leitura não é ponto de partida para a exploração de um tema. Talvez esse costume venha da minha paixão pela leitura e literatura infantil. Nesse post trago a experiência com um livro encantador, Dia de sol, de Renato Moriconi, da Editora Frase e Efeito, que suscita na gente através de seu texto uma vontade imensa de brincar e ajuda a cumprir os objetivos da educação infantil a serem explorados cotidianamente, principalmente relacionados ao domínio do movimento corporal.

No texto, o sol é o personagem principal e naquele dia ele não quis se por, ele preferiu ficar brincando com as nuvens e até com a linha do horizonte. A cada página que viramos, uma proposta de brincadeira é lançada. As crianças vão se divertindo tentando adivinhar qual é a brincadeira do momento. A cada leitura do livro, o texto não perde a graça, pois as crianças brincam de dizer o que o sol está fazendo naquela página. O texto é muito simples, fácil e dinâmico, permitindo que elas mesmas façam o reconto em outros momentos. Após fazer toda a leitura do texto, propomos refazer na sala ou no pátio as brincadeiras do sol. Pular como em pula-pula, atravessar um espaço pisando em uma linha como uma corda bamba, esconde-esconde, pega-pega, correr para frente, correr para trás, de um lado para o outro, imitar bichos assustadores, em que já entra princípios do teatro. E que outras brincadeiras mais poderíamos propor?

Para finalizar a diversão, fizemos uma colagem com cartolina, papel de seda e palitos de picolé, coisa simples mesmo, pois era o que tínhamos disponível de material. As crianças reproduziram o sol da história colando os raios na bolinha. E que lindo foi ver o cuidado e sensibilidade com que eles organizaram os raios durante a colagem. A atividade ficou linda e fiquei satisfeita ao ouvir a pergunta "posso levar para casa?"



Comentários

Postagens mais visitadas