Trabalhando conceitos temporais de novo, velho, antigo e moderno com brinquedos!


  
 Eu sempre observo o cuidado e o carinho que as crianças tem com seus materiais e brinquedos, tanto individuais como coletivos. Algumas crianças são bastante cuidadosas, outras descuidadas e desapegadas, esse comportamento pessoal irá influenciar na conservação de seus pertences, podendo desenvolver hábitos saudáveis ou não. Por isso é importante que possamos, desde cedo, trabalhar pequenas atitudes, porém muito importantes, que irão ajudar as crianças a construir valores de cuidados com seus pertences e com o que é coletivo, como por exemplo, guardar tudo em seu lugar correto após brincar ou usar, não quebrar, rasgar ou amassar, para que outras pessoas também possam utilizar aquele mesmo objeto. São regras de convivência que podemos trabalhar em nosso cotidiano.
 Com o vídeo postado acima no canal do youtube, eu tive a oportunidade de levar não só meus alunos mas quem se interessasse pelo tema a visitar a coleção de brinquedos do meu pai e também à um pequeno acervo de antiguidades, algo inusitado que muito provavelmente não poderia fazê-lo em um dia normal de aula na escola. E com esses cenários e a contação de uma história vivenciada por mim, foi dada abertura aos conceitos temporais de novo, velho, antigo e moderno, mostrando os modelos dos carros, utensílios que foram muito utilizados pelo homem e que já se tornaram obsoletos.
A reflexão dessa sequência didática nos leva a perceber que nem sempre o que é velho deve ser descartado. Também não quer dizer que devemos conservar tudo o que possuímos para sempre, mas que, com cuidado, podemos fazer tudo ter uma vida durável mais prolongada. Esse assunto pode até se estender para o cultivo de um estilo de vida menos consumista, tudo depende da abordagem dos professores, bem como da participação dos alunos, toda aula, por mais bem planejada, sempre acontecem surpresas.

Comentários

Postagens mais visitadas