Selecionando os livros para trabalhar nas sequências didáticas
Com minha agenda na mão, essa é uma etapa do planejamento que mais valorizo, a seleção do livro paradidático que irei trabalhar no dia ou projeto planejado. Geralmente eu faço um calendário anual com os temas que irei trabalhar em cada etapa, assim posso ter uma visão geral de todos os temas que irei trabalhar durante o ano. Esse calendário é apenas um guia organizacional para facilitar o planejamento, não quer dizer que eu tenha que cumprí-lo obrigatoriamente, pois podem ocorrer fatos inusitados durante o ano, como feriados, projetos escolares, consultas médicas, ou até mesmo uma pandemia de COVID-19, por exemplo, em que tivemos que ajustar calendários e maneiras de trabalhar on-line.
Após ver o tema, busco algum livro que tenha um texto afim. Na educação infantil seguimos a rotina de fazer uma acolhida com musicalidade, roda de conversa e contação de histórias e é nesse momento em que, na maioria das vezes, faço a leitura do livro escolhido. Digo que é na maioria das vezes pois pode ocorrer de também fazer o fechamento da aula com a leitura do livro, o que dependendo do ritmo da aula, se torna um momento de relaxamento e reflexão valoroso. Geralmente as músicas escolhidas para a acolhida também tem consonância com o tema do dia, assim como na roda de conversa será o momento de já iniciar uma introdução através do diálogo, coletando dados das vivencias das crianças com questionamentos e assim vamos fazendo reflexões que possam auxiliar no entendimento de novas aprendizagens.
Ao escolher o livro, eu faço uma leitura, mesmo já o conhecendo, imagino como farei a leitura dele, escolho a técnica e providencio o necessário para fazê-lo. Também busco conhecer um pouco dos autores e ilustradores e, como arte-educadora, sempre detenho atenção à técnica de ilustração utilizada, pois também pode ser algo que possamos utilizar durante a aula em uma oficina artística e composição de murais coletivos com os trabalhos produzidos pelas crianças durante o dia de trabalho. Portanto, valorizo esse momento de escolha do livro paradidático, ele potencializa as maneiras de explorar o tema, faz parte da rotina da aula, e ajuda a cultivar nas crianças o gosto pela leitura.
Comentários
Postar um comentário