Um corpo que dança no papel!
Reconhecimento do corpo através da musicalidade, artes plásticas e manifestações culturais.
Se fizermos o exercício de puxar da memória músicas
infantis que trabalham partes do corpo, quantas músicas seríamos capazes de
elencar? Talvez, incentivadas por programas de televisão, DVDs, músicas
populares, as crianças sejam capazes de lembrar até mais do que nós professores.
O encontro de conhecimentos é instigante para ambos os lados, as músicas que as
crianças vão reconhecendo e lembrando a letra e o movimento não permite que
elas fiquem paradas, logo estão dançando os passos, umas aprendendo com as
outras, observando e principalmente imitando. Nessa fase o imitar é grande responsável
pelo aumento no repertório de movimentos corporais da criança, até que ela tome
liberdade para criar seu próprio movimento. Um espelho na sala de aula ajuda
nesse processo, as crianças gostam de apreciar o movimento do próprio corpo,
imitar e comparar com os demais.
Listo aqui algumas das musicas que nos recordamos:
Minha boneca de lata
Estátua
https://www.youtube.com/watch?v=b1dYkXjj-1o
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
https://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg
Cabeça ombro joelho e pé
https://www.youtube.com/watch?v=rK_0brWnGnI
Cabeça ombro joelho e pé
https://www.youtube.com/watch?v=rK_0brWnGnI
Que tal representar esse corpo que dança? A intenção era
mesmo fazer com que as crianças compreendessem o corpo e fossem capazes de representa-lo.
Em um cartaz, colei roupinhas de papel de revista, baseada na metodologia das Atividades
Usborne apresentada no livro 1000 idéias para pintar,
construir e desenhar. As crianças deveriam desenhar a cabeça e tudo aquilo que
a compõe de acordo com o que elas iam recordando, além dos membros superiores e
inferiores. Procurei fazer poucas interferências, apenas quando via que a
cabeça estava muito pequena para incluir olhos, nariz e boca, pois utilizamos
canetinha hidrocor e não seria possível apagar caso a criança desejasse
inclui-los no desenho. Fizemos o exercício individual do desenho, ao
mesmo tempo foi uma atividade coletiva, pois na espera pela sua vez, a criança
ia observando e recordando umas as outras o que faltava para completar o
desenho, um momento de aprendizagem e apreciação.
A ideia inicial da proposta do livro |
A aluna super concentrada, tentando não esquecer dos detalhes, os amigos a observam do outro lado da mesa, ajudando no processo |
Foi interessante observar as particularidades de cada
criança, algumas fizeram questão de retratar detalhes como dedos dos pés e das
mãos, orelhas, sobrancelhas, diferenciar o cabelo longo, curto, cacheado de
forma a identificar-se como um auto-retrato.
Percebemos que os corpos representados no papel pareciam
dançar, as crianças riam das posições que ficaram todo o conjunto dos bonecos.
Perguntei: - estão em uma festa? Que festa é essa? A resposta foi rápida, um
carnaval! Eles estavam em um bloco de carnaval, descendo pelas ruas, dançando
frevo, maracatu, axé da Bahia ou marchinhas de carnaval e assim representamos a
maior manifestação cultural brasileira.
Finalizei o trabalho explorando mais o
tema do carnaval, sua origem e diferentes representações no Brasil, o colorido
dos confetes e serpentinas uniu-se a dança dos bonecos e nossa festa estava
completa e exposta aos olhares curiosos dos alunos e dos pais. Os pequenos fizeram
questão de mostrar o trabalho e os pais
elogiaram o desempenho e criatividade de cada um, deslumbrando a simplicidade
do trabalho e alegria das crianças.
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