Um corpo que dança no papel!

Reconhecimento do corpo através da musicalidade, artes plásticas e manifestações culturais.

Se fizermos o exercício de puxar da memória músicas infantis que trabalham partes do corpo, quantas músicas seríamos capazes de elencar? Talvez, incentivadas por programas de televisão, DVDs, músicas populares, as crianças sejam capazes de lembrar até mais do que nós professores. O encontro de conhecimentos é instigante para ambos os lados, as músicas que as crianças vão reconhecendo e lembrando a letra e o movimento não permite que elas fiquem paradas, logo estão dançando os passos, umas aprendendo com as outras, observando e principalmente imitando. Nessa fase o imitar é grande responsável pelo aumento no repertório de movimentos corporais da criança, até que ela tome liberdade para criar seu próprio movimento. Um espelho na sala de aula ajuda nesse processo, as crianças gostam de apreciar o movimento do próprio corpo, imitar e comparar com os demais.

Listo aqui algumas das musicas que nos recordamos:



Minha boneca de lata


Estátua 
https://www.youtube.com/watch?v=b1dYkXjj-1o
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Que tal representar esse corpo que dança? A intenção era mesmo fazer com que as crianças compreendessem o corpo e fossem capazes de representa-lo. Em um cartaz, colei roupinhas de papel de revista, baseada na metodologia das Atividades  Usborne  apresentada no livro 1000 idéias para pintar, construir e desenhar. As crianças deveriam desenhar a cabeça e tudo aquilo que a compõe de acordo com o que elas iam recordando, além dos membros superiores e inferiores. Procurei fazer poucas interferências, apenas quando via que a cabeça estava muito pequena para incluir olhos, nariz e boca, pois utilizamos canetinha hidrocor e não seria possível apagar caso a criança desejasse inclui-los no desenho.   Fizemos o exercício individual do desenho, ao mesmo tempo foi uma atividade coletiva, pois na espera pela sua vez, a criança ia observando e recordando umas as outras o que faltava para completar o desenho, um momento de aprendizagem e apreciação.

A ideia inicial da proposta do livro
A aluna super concentrada, tentando não esquecer dos detalhes, os amigos a observam do outro lado da mesa, ajudando no processo
Foi interessante observar as particularidades de cada criança, algumas fizeram questão de retratar detalhes como dedos dos pés e das mãos, orelhas, sobrancelhas, diferenciar o cabelo longo, curto, cacheado de forma a identificar-se como um auto-retrato.


Percebemos que os corpos representados no papel pareciam dançar, as crianças riam das posições que ficaram todo o conjunto dos bonecos. Perguntei: - estão em uma festa? Que festa é essa? A resposta foi rápida, um carnaval! Eles estavam em um bloco de carnaval, descendo pelas ruas, dançando frevo, maracatu, axé da Bahia ou marchinhas de carnaval e assim representamos a maior manifestação cultural brasileira.

Finalizei o trabalho explorando mais o tema do carnaval, sua origem e diferentes representações no Brasil, o colorido dos confetes e serpentinas uniu-se a dança dos bonecos e nossa festa estava completa e exposta aos olhares curiosos dos alunos e dos pais. Os pequenos fizeram questão  de mostrar o trabalho e os pais elogiaram o desempenho e criatividade de cada um, deslumbrando a simplicidade do trabalho e alegria das crianças.

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