O jardim é a sala de aula!

Jardinagem e literatura para entender os conceitos de cheio e vazio


É certo que temos poucos recursos, no entanto não nos falta criatividade e sabe, me mantém intensamente viva essa história de sair da sala de aula física e aprender no mundo, então fomos ao jardim estudar praticando os conceitos de cheio e vazio.
Para introduzir o tema e chamar atenção para a beleza do cultivo e da jardinagem, fizemos a leitura dos seguintes livros: Tem um monstro no meu jardim, de Janaína Tokitaka e O gato e a árvore, de Rogério Coelho,  e com eles vieram as constatações das crianças sobre as etapas de um plantio e a familiarização com o jardim e os cuidados necessários para mantê-lo:
Com algumas garrafas pets, demonstrei para crianças como transformá-las em jarros suspensos, mostrei que estavam vazias e que iriamos enchê-las de terra e bagana. De alguma maneira, todos eles participaram da produção dos jarros auxiliando em alguma etapa. 


A ultima coisa que fizemos foi a estaquia de pequenas mudas  que retiramos da planta matriz e plantamos as novas plantinhas nos jarros preparados por eles. Passei por quatro turmas e fiz um jarro com cada uma, o nosso jardim não comportaria mais que isso e como as turmas eram pequenas, apenas um foi o suficiente. em outro dia, próximo ao horário da saída, em que as turmas estavam esperando os pais irem buscar cada criança, com um arame, pendurei os jarros de forma que todos puderam visualizar nosso esforço coletivo. Me encantei esses dias, com o clima das aulas, com o interesse das crianças, com a beleza que ficou nossa varanda com os jarros pendurados compondo o jardim!   
                                                       
                                         

Comentários

  1. Gostaria que meu filho tivesse uma professora assim. Nosso país precisa de pessoas tão apaixonadas e dedicada ao que fazem como você que faz com tanta maestria mesmo com raros recursos. Te admiro e quando vejo seu trabalho sinto-me inspirada a dar cada vez mais o meu melhor #porqueamoserprofessora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida, também me sinto imensamente feliz em poder proporcionar essa inpiração, esse é realmente meu objetivo!!

      Excluir
    2. Muito obrigada, querida, também me sinto imensamente feliz em poder proporcionar essa inpiração, esse é realmente meu objetivo!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas