Leituras que aquecem corações grandes e pequenos - DIA DOS PAIS



Aproximando o dia dos pais, não poderia deixar de “catar” todos os livros que vieram a minha memória com relação aos pais e me surpreendi com a quantidade que encontrei somando os da minha casa em Fortaleza e os da biblioteca da Creche Casa de Alpendre, aqui em Maracanaú onde trabalho.



Iniciando com “Outro dia”, assim como contamos uma história ocorrida ou inventada conosco, sabe, outro dia... isso assim, assim, assim! A história traduzida por Maria Clara Machado, um texto original de Marie Hall Ets, datado do ano de 1953 e publicado em 1975 pela editora Tecnoprint. É considerado um livro vintage.
O texto mesmo sendo antigo continua atual e necessário! Somos envolvidos em um jogo em que os animais disputam entre quem consegue fazer algo original e espetacular e imagine, quem ganha o concurso é uma criança que consegue fazer a coisa mais linda e surpreendente: sorrir!
O jogo nos envolve também na dúvida do que é real e imaginário, entre tempo, personagens e cenário onde se passa a história que finda com o pai chamando o menino, pois já está na hora de retornar para casa. Nesse momento o pai diz ao pequeno carinhosamente que a coisa que ele mais gostaria na vida era de também saber rir como ele.
O livro é pura magia!




Alô, papai! Traduzido por Heloisa Prieto, escrito por Alice Horn e ilustrado por Jöelle Tourlonias, é um livro de história marcada pela comunicação por telefone entre pai e filho. Não sabemos se o pai está brincando em um jogo de imaginação com o filho ou se realmente ele está conversando enquanto está no trabalho. O menino pede que o pai lhe traga um presente na volta do trabalho e o pai oferece objetos surreais para presenteá-lo, findando a história em um encontro maravilhoso, marcado com um forte abraço entre pai e filho.



Adivinha o quanto eu te amo, de Sam Mc Bratney e ilustrações de Anita Jeram é daqueles livros que nos fazem transbordar de bons sentimentos. O livro já foi distribuído gratuitamente pela fundação Itaú Social e é um verdadeiro presente nesse dia dos pais. Sabe um amor incondicional e imensurável? É o que veremos em cada página desse livro.


Tanto, tanto! É por certo um dos meus livros favoritos. Escrito por Trish Cooke e ilustrado por Helen Oxembury. Tem um bebê na capa e toda a história se passa em volta dele e, a cada página, mais um membro da família é revelado, uma família entusiasmada, companheira e envolvente que sabe fazer uma grande festa quando se reúne. Ao virar de cada página a expectativa está no toque da campainha, em ver quem vai entrar, o que vai fazer, tudo é uma preparação para a grande surpresa: o papai!

Bom mesmo seria se pudéssemos ler com os pais de nossos alunos, a magia da leitura com certeza tomaria de assalto o coração de todos e naõ tenho dúvidas que melhoraria muito o relacionamento entre pais e filhos. Enquanto isso, na creche, trabalhamos na formação dos futuros pais.

Comentários

Postagens mais visitadas